o ciclo da ornitina
Resultanter da degradação dos aminoácidos, e muito tóxica, a amônia é rapidamente convertida em uréia pelo organismo dos mamiferos, através do ciclo da ornitina, que acontece no fígado.
Inicialmente, o gás carbônico e a amônia combinam-se com o composto ornitina, formando a citrulina. A combinação da citrulina com mais amônia forma a argenina. Finalmente, a reação da agenina com a água produz arnitina e uréia.
o ciclo da onitina transfoma a amônia em uréia.
sistma excretor humano
O sistema excreto humano é constituido por: rins, ureteres, bexiga e uretra.
Os rins situam-se na região dorsal, acima da cintura, um de cada lada da coluna vertebral. Cada rin humano tem a forma de um grão de feijão, medindo aproximadamente 15 centímetro. cortado longitudinalmente, o rim aparece contituído por duas partes: uma externa, chamada de cóetex, e outra interna e escura, a medula, relpleta de vasos sanguíneo.Na porção mediana e côncava de cada rim existe uma estrutura em forma de funil, chamada bacinete ou renal. Do bacinete parte um longo tubo, o ureter, que vai ter á bexiga urinária, que se comunica com o exterior a traves da uretra.
o sistemaexcretor humano é costituido por: rins, ureteres, bexiga e uretra
A estrutura do nefrom
cada rim é formado por cerca de um milhão de nefrons, estruturas microscopicas que constituem as unidades anatômicas e funcionais do rim.
O néfron é composto pelo glomérulo de malpighi e o túbulo renal, estruturas responsáves pela filtração do sangue e formação da urina.
> o glomérulo de malpighi é um novelo de capilares sanguíneos envolvido pela capsulade bowman, parte inicial do tubulo rena. Os capilares formadores do glomérulo situam-se entre duas arteríolas: a aferente, que chega ao glomérulo, e a eferente, que parte dela. A arteríola eferente sofre nova capilarização em torno do túbulo renal, e dessa útima capilarizãoção nasce a veia renal.
> O túbulo renal é fechado numa de suas extremidades, a qual dilata formando, em tornodo do glomérulo, a cápsula de bowman.
No túbulo renal destacam-se três segmentos: túbulo contonado proximal, a alça de henle e o túbulo contonado distal. A união dos túbulos distais forma o túbulo coletor, que se comunica com o bacinete.
o néfron é a unidade estrutural e fisiológica do rim.
formação da urina
na formação da urina podemos considerar três atapas: filtração, reabsorção e secreção
> filtração glomerular
ocorre entre os capilares do gomérulo ea cápsula de bowman. O plasma,contendo água, glicose, uréia e outras moléculas pequenas, passa do sangue para o interior da cápsula de bowman. Os glóbulos do sangue e as grandes moléculas, como as proteínas, são retidos no sangue.
O processo da filtração é determinado pela pressão sanguínea.
> reabsoção tubular
No filtrado glomerula existem substâncias úteis ao organismo, com a água, glicose, aminoácidos e vitaminas,que são reabsorvidas. A rede capila que envolve o tubulo renal absorve essas substâncias. calula-se que, diariamente, são filtrados 180 litros de fluido. com a reabsorção de água, o fluido é concentrado, de maneira que se forma apenas de meio litro a um litro de urina por dia.
>secreção tubula
As células dos túbulos renais, além de realizarem a reabsorção de água e substâncias úteis, eliminam para o interio do próprio túbulo íons em excesso e certas substâncias químicas como, por exenplo, a penicilina. O processo é feito por trasnporte ativo e controla o pH do sangue .Quando o liquido atinge a extremidade do tubo coletor, passa a ser chamdo de urina.
Na composição química da urina,além de água encontramos, uréia,ácido úrico, pigmentos como a urobilina e consiste inorgânico(cloreto de sódio,fosfato,potássio,cálcio e outros).
Formada nos túbulos renais, a urina atinge os túbulos coletores,passa para os ureteres e chega á bexiga,onde se acumula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário