segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A excreção nos animais vertebrados

Peixes 

 Por conveniência, as quatro classes conhecidas de peixes e vertebrados semelhantes a peixes são consideradas em conjunto, os Agnathes ou vertebrados desprovido de mandíbula, representados pelos ostracodermos extintos e pelos ciclóstomos (viventes), as (lampreias e peixe-bruxa); os peixes primitivos com mandíbula ou Placodermi; os Chondrichthyes ou peixes cartilaginosos, tais como tubarões, raias e quimeras; e os peixes ósseos.
Na realidade, há mais peixes no mundo do que animais de qualquer outro grupo de vertebrados, tanto em termos individuais, como em número de espécie.

Excreção
No peixe, como em outros vertebrados, o sistema excretor serve a vários propósitos. Regula o conteúdo de água do corpo, mantém o equilíbrio salino adequado e elimina os resíduos nitrogenados, resultantes do metabolismo protético. Para isto, os vertebrados desenvolveram três tipos de rins, que são comumente chamados pelos seus nomes embriológicos: pronefro, mesonefro e metanefro, embora, talvez incorretamente. Todos os três são fundamentalmente semelhantes, diferindo na sua relação com sistema sanguíneo em grau de complexidade e eficiência.
O pronefro é o mais primitivo e, embora presente no desenvolvimento embrionário de todos os vertebrados, não é funcional no adulto de nenhum deles. Alguns ciclóstomos lavrais, entretanto têm um rim, que, em parte parece ser homólogo ao pronefro embrionário dos vertebrados superiores.
Os rim funcional dos peixes, algumas vezes chamados de opistonefro, para distingui-lo do mesonefro embrionário dos amnitotas, é do tipo mesonéfrico. Este consiste de uma segmentar, que desaparece posteriormente. Cada túbulo é enrolado ou convoluto, tanto na porção proximal como na distal, e dirige-se para um ducto coletor longitudinal comum, chamado de ducto arquinéfrico. Este, por sua vez comunica-se com o meio exterior, em geral, pela cloaca, ou câmara comum, recebendo produto dos sistemas digestivo e urogenital. A porção proximal de cada túbulo termina na cápsula hemisférica, conhecida como cápsula de Bowman, na qual existe um novelo vascular ou glomérulo do sistema circulatório. A cápsula e o glomérulo juntos formam o corpúsculo renal. Água, sais e produtos de excreção da corrente sanguínea passam para o interior da cápsula e podem fluir pelo túbulo para o ducto  arquinéfrico e, finalmente, para fora de todo corpo.
O problema de manter um equilíbrio salino hídrico adequado é importante nos peixes, porque eles vivem num meio liquido,que pode ser salgado ou doce. A água  salgada tende a desidratar o corpo, que é apenas ligeiramente salino e também provoca o aumento da concentração salina no corpo. A água doce tem o efeito oposto. O rim dos peixes, portanto, tem que desempenhar um papel importante na manutenção do equilíbrio adequado para o corpo. Alguns peixes ósseo marinhos têm glândulas excretoras de sal, na brânquia, que auxiliam a eliminação do sal em excesso. Isso ocorre na espécie euri-halinas, que se movimentam entre a água salgada e a doce e toleram grande variação de concentração salina.
Os elasmobrânquios, ao contrario da maioria dos peixes marinhos, possuem corpúsculo renais grandes, e a eliminação de água é relativamente maior, como nós peixes de água doce. Dois fatores são responsável pela manutenção de um equilíbrio hídrico adequado. Primeiro, ele possuem a capacidade de manter, na corrente sanguínea, uma concentração muito alta de resíduos nitrogenados, sob a forma de uréia que chega a alcançar a concentração de 300 a1. 300miligramas por 100 mililitros de liquido. Assim embora a concentração salina, nos tubarões, não seja maior do que a encontrada em peixes, a presença de uma grande quantidade de uréia torna a pressão osmótica do corpo aproximadamente igual à da água salgada e não há perigo de desidratação.

Anfíbios

 Existe aproximadamente 3.000 espécies de anfíbios, vivendo no mundo, hoje. Comumente, os anfíbios são divididos em três ordens: a ordem Anura (rãs e sapos), a ordem Caudata ou Urodela (salamandra) e a ordem Gymnophiona ou Apoda (cobra-cega). Existem aproximadamente apenas 60 espécies desta última ordem e aproximadamente 200 espécie diferente de salamandra, de modo que a maioria dos anfíbios é representada pelas diversas espécies de rãs e sapos.

Excreção
Os anfíbios apresentam como peixes, rins do tipo opistonéfridios. Nos anfíbios caudados, os rins estruturas bastante alongadas, como nos elasmobrânquios, mas, nos Anfíbios da ordem Anura, existe uma tendência para que essa estrutura sejam curtas e compactas.
Em alguns anfíbios, o ducto arquinéfrico desenvolve um papel excretor e reprodutor nos machos, enquanto, em outros, o ducto arquinéfrico desempenha exclusivamente a função de transporte do esperma, e o rim é drenados por um novo ducto comparável ao ureter dos vertebrados.
As glândulas, que secretam uma substância gelatinosa, que recobre os ovos, geralmente estão situadas ao longo dos ovidutos.
Répteis 
As espécies viventes de répteis estimadas em 6000 descendem de um grande grupo de vertebrados, que predominaram durante a Era Mesozóica. O sucesso, que eles tiveram naquela época, geralmente, tem sido atribuído ao desenvolvimento de um novo método de proteção embrionária.
Excreção
O rim dos répteis, como o das aves e dos mamíferos, é do tipo metanefro, o tipo mais desenvolvido. Durante a vida  embrionária, contudo, tanto o pronefro como o mesonefro aparecem, refletindo, talvez a origem dos répteis.
Acredita-se que o desenvolvimento de um tipo mais eficiente de sistema excretor, nos répteis, aves e mamíferos, tenha sido necessário para satisfazer as exigência impostas pela maior atividade metabólica, o que também está associado a um sistema circulatório mais eficiente nesta região do corpo. Nos répteis, o sistema porta-renal começou a perder sua importância e parte do sangue proveniente da região caudal começou a passar diretamente pelos rins, em vez de ser filtrado vagarosamente pela rede capilar. Isso foi compensado pelo desenvolvimento das artérias renais, que trazem o sangue diretamente da aorta dorsal para os rins. O sangue retorna deste para a veia pós-cava, por meio das veias renais.
Aves
  As aves compartilham com os mamíferos a distinção de seres os vertebrados mais recentes a habitarem a terra. Estima-se que 8.700 espécies viventes estejam distribuída pelo mundo, desde o Ártico até a Antártida, tanto nos mares quanto nos continentes.

Excreção
O sistema urogenital  das aves assemelha-se em muitos aspectos mais ao sistema urogenital dos répteis do que ao dos mamíferos, com excreção dos monotremados. Os rins, como os de todos o amniotas, são do tipo metanefro e são em número de dois. Entretanto, eles são proporcionalmente grandes, com lobos irregulares, adaptando-se as depressões do sinsacro. Cada rim tem um ureter, que se abre na coloca. Conseqüentemente, a urina mistura-se com material fecal. A única ave que possui bexiga é o avestruz.
As glândulas supra-orbitais de certas aves, principalmente de espécie marinhas, têm demonstrado que, como em alguns répteis, estas glândulas são usadas para rápida excreção do sal do sangue. Considere-se que isto seja responsável pela capacidade que as aves marinhas têm para ingerir água salgada, sem apresentarem modificações especiais dos rins.
Pela remoção dos sais do sistema excretor, pode ocorrer maior absorção de água na coloca. Poucas aves podem sobreviver sem beber água e as, que fazem, devem reduzir a perda cloacal de água.
Estas alças reabsorvem água e, por intermédio disto, concentra a urina.
Mamíferos
 Os mamíferos surgiram rapidamente de sua origem a partir de répteis, na Era mosozóica, e expandiram-se para quase todos os nichos e habitat disponível sobre a Terra. São encontrados no oceano, ao longo dos litorais, em lagos, rios, no subsolo, sobre a terra e nas árvores; alguns habitam até os ares. Sua distribuição é desde as regiões polares até os trópicos e, na maior parte das áreas continentais, ultrapassam todos os outros vertebrados em número de indivíduos. O número atualmente reconhecido das espécies do Período Recente é de mais de 4.000. Algumas destas, contudo, podem, basicamente, apresenta-se como variação geográfica, de forma que o número real pode ser um pouco menor.
Excreção
Os mamíferos adultos, como os outros amniotas, possuem um rim do tipo metanéfrico. Possuem também uma bexiga urinária. Nos mamíferos, como em outros vertebrados, os rins não estão apenas relacionados com a eliminação de resíduos nitrogenados, sob a forma de uréia, resultante do metabolismo protéico, mas também com o equilíbrio hídrico. Este último problema varia enormemente e depende, em grande parte, do ambiente e dos hábitos de uma espécie. Os mamíferos marinhos precisam lutar contra o problema da ingestão de sal, que acompanha seu alimento, enquanto as espécie as espécie do deserto confrontam-se, às vezes, com a ausência de água exógena.
A prevenção de água é realizada, principalmente, através dos rins, que secretam urina muito concentrada.         

4 comentários:

  1. olá, oi aqui é uma universitária da UNEMAT eu quero saber o que são ductos arquinéfricos vc poderia me responder essa pergunta?
    Parabéns pelo seu trabalho ficou muito bom!!!
    meu email:julianeborgesbonfim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá malta bom dia, será que é possível me estabelecerem a bibliografia deste assunto?

    ResponderExcluir